Porque rotular o seu Sistema de Gestão?


Tenho ouvido com uma frequência cada vez maior alguns profissionais dizerem em suas empresas: “o Sistema da ISO”, “o Sistema do IATF”, “o sistema do MEG”, entre outros rótulos sem sentido algum.

Fico me perguntando se, quando o Sistema de Gestão da empresa foi pensado ou idealizado pelos proprietários das empresas ou por seus executivos, alguém pensou em quais os motivos para estas iniciativas.

Será que em algum momento eles pensaram em criar o Sistema de Gestão da NOSSA EMPRESA, tomando como base os requisitos, fundamentos e princípios de vários modelos de referência existente, adicionando os requisitos internos da própria organização?

Será que este é um dos motivos pelos quais ouvimos muito que as empresas estão certificadas, mas os seus negócios não melhoram ou, ainda pior, se degradam dia a dia e causam mais reclamações de clientes ou recalls?

Acredito muito que já passou da hora de as empresas pensarem em montar o seu próprio sistema de gestão, sem colchas de retalho ou modismos inventados por “consultores caça níquel” que só se preocupam em vender seu projeto rotulado e enlatado, sem estar vinculado a resultados mensuráveis a médio prazo!!

Pra reflexão! Sucesso a todos!

2 visualizações0 comentário