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Escopo da ISO 9001:2015 - Sistemas de Gestão da Qualidade


Muito se fala sobre a finalidade de adotar a ISO 9001:2015 como base para a gestão da sua empresa e sobre os modelos atuais de certificação, os quais realmente necessitam ser repensado para ganhar credibilidade como no início, lá nos anos 80/90.

Mas gostaria de lembrar neste artigo sobre as duas finalidades básicas estabelecidas no item 1 – Escopo da ISO 9001:2015:

“Esta Norma especifica requisitos para um sistema de gestão da qualidade quando uma organização:

a) necessita demonstrar sua capacidade para prover consistentemente produtos e serviços que atendam aos requisitos do cliente e aos requisitos estatutários e regulamentares aplicáveis, e

b) visa aumentar a satisfação do cliente por meio da aplicação eficaz do sistema, incluindo processos para melhoria do sistema e para a garantia da conformidade com os requisitos do cliente e com os requisitos estatutários e regulamentares aplicáveis.”

Desta forma, gostaria de convidar os gestores das organizações que adotam estes requisitos como base de seu sistema de gestão e também aos consultores que reflitam se estes dois pontos citados no escopo da norma realmente são adotados em seus sistemas de gestão, ou se o mesmo foi planejado e implementado para simplesmente “cumprir os requisitos da norma”.

Infelizmente ainda tenho acompanhado em vários grupos que deveriam ser para troca de experiências, mas na verdade são apenas “trocas de planilhas / procedimentos / apresentações”, alguns “profissionais” querendo ver onde está na norma a necessidade de cumprir algum requisito, sem se preocupar no aumento da satisfação do cliente e demais partes interessadas através da aplicação eficaz do sistema de gestão.

Convido a todos para contribuir com suas experiências e convicções sobre este assunto.

Um abraço e sucesso a todos!

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