Cultura Organizacional: Missão, VALORES, Visão e Políticas

Atualizado: 19 de Dez de 2020



A cultura organizacional é o conjunto de definições básicas que vai criar o seu DNA, a sua cara, a forma pela qual todas as partes interessadas vão reconhecê-la.

Ela pode ser determinada por alguns fatores, tais como:

- Missão

- Valores

- Visão

- Políticas

- Conhecimento Organizacional (tecnologia, processos, escopo de atuação, procedimentos e atividades operacionais)

- Formas de comunicação

Neste artigo vamos abordar apenas o que é Missão, Valores, Visão e Políticas.


Missão

A missão está relacionada com a razão de ser da empresa, ou seja, com seu propósito e para quem ela se destina.

A ISO 9000:2015 define Missão como os propósitos de existência de uma organização como expressos pela alta direção.

Peter Ducker, um dos mais famosos especialistas de gestão dos últimos anos, defendia que para definir a missão da organização algumas perguntas básicas devem ser definidas:

- Qual a razão de existência da empresa?

- Qual é o nosso negócio?

- O que a empresa faz e para quem?

- O que tem valor para o cliente?

Com as respostas dessas perguntas é possível fazer a definição na sua missão como uma declaração que tem o propósito de direcionar as ações dos funcionários com objetivos e metas bem claros.

A missão de uma empresa pode estar tão ligada ao lucro quanto ao seu objetivo social e toda missão deveria orientar os objetivos financeiros, humanos e sociais da organização.


Valores

Os valores são os princípios éticos ou crenças que norteiam a conduta da organização, para que assim se cumpra o seu propósito e se alcance a sua visão pré-definida na sua missão.

Se notarem no título deste artigo, a palavra VALORES está em letras maiúsculas propositalmente, pois são todos os pontos que constituem a verdadeira essência da organização, os fatores que ela não abre mão mesmo em momentos de forte crise.

Os valores devem ditar os comportamentos e atitudes da organização sobre de como ela se relaciona com os colaboradores, clientes, fornecedores e sociedade, sendo convicções que fundamentam as escolhas por um modo de conduta tanto de um indivíduo quanto em uma organização.

A organização deveria responder a algumas perguntas básicas para definir os seus valores:

- Como deve ser o comportamento dos funcionários de modo individual, coletivamente e as demais partes interessadas?

- Como a empresa trata seus clientes e faz negócios?

- Qual a nossa relação e responsabilidades com a comunidade?

- Que valores, crenças ou princípios são importantes para a empresa no que ela faz, para quem faz e para o que ela quer se tornar?

São definições básicas para as políticas e códigos de condutas, códigos de ética e ações disciplinares.

De maneira geral, qual ação da empresa que deixe de cumprir os seus valores deveria estar passível de ação disciplinar.


Visão

A visão está relacionada com uma perspectiva de futuro, é como responder àquela velha pergunta “quem você quer ser quando crescer?”.

É a inspiração para um objetivo que a empresa busca alcançar em médio e longo prazos, podendo ser o que ela pretende se tornar a partir da missão que cumpre no mercado e na sociedade.

A ISO 9000:2015 define que a Visão são os anseios nos quais uma organização gostaria de se tornar, expressos pela alta direção.

A sua descrição deve nortear as ações e os investimentos necessários para se alcançar o sonho proposto pela visão, podendo ser definida após responder a algumas perguntas, tais como:

- Onde estaremos em 5, 10 ou 20 anos?

- Como quero ser enxergado pelas partes interessadas?


Políticas

As Políticas organizacionais são guias orientadoras que balizam as ações para o atingimento das metas e objetivos estabelecidos para a organização, podendo ser políticas da qualidade, políticas de meio ambiente, políticas comerciais, políticas de remuneração, etc.

A ISO 9000:2015 define a Política como sendo as intenções e diretrizes de uma organização, formalmente expressas por sua alta direção.

Considerando a Política da Qualidade, a ISO 9000 a define como as intenções e diretrizes de uma organização, formalmente expressas por sua alta direção relacionada à qualidade.

A Política da Qualidade deve ser consistente com as políticas gerais da organização, alinhada com a sua missão, valores e visão, provendo uma estrutura para a definição dos objetivos da qualidade.

A última versão da ISO 9001 trouxe mudanças significativas adicionando um alinhamento das definições estratégicas com o seu Sistema de Gestão da Qualidade, possibilitando uma melhoria na tomada de decisões que foquem a melhoria contínua de acordo com a Cultura Organizacional definida.

Considerando a sua Cultura tendo como base a Missão, Valores, Visão e Políticas, a organização pode iniciar o planejamento da implementação do seu SGQ, tema que será abordado nos meus próximos artigos.

Um abraço e sucesso a todos!

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo