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Ciclo PDCA


Mundialmente conhecido e amplamente aplicado, o Ciclo PDCA é um método simples e, ao mesmo tempo, eficaz quando aplicado à rotina diária.

Como o Ciclo PDCA surgiu?

O Ciclo PDCA foi criado pelo engenheiro americano Walter Shewhart nos anos 1920, porém ele ficou mais famoso apenas nos anos 1950, principalmente no Japão pós guerra graças a um dos gurus da história da qualidade, o professor e consultor americano William Deming.

Inicialmente, o ciclo foi desenvolvido para ser aplicado na administração da qualidade da gestão, sendo a ferramenta de Qualidade PDCA um método recomendado para o aprimoramento contínuo da qualidade dos produtos e serviços da empresa, tendo seu uso aprimorado e hoje é uma ferramenta fundamental para a gestão empresarial.

O método do Ciclo PDCA passou por diversas alterações durante seus mais de 90 anos de existênciae teve algumas adaptações para modelos alternativos, como o DMAIC (Definir – Medir – Analisar – Implementar / Melhorar – Controlar) ou o Relatório A3, podendo ser adaptado para ser utilizado em qualquer tipo de empresa, independentemente do seu tamanho ou área de atuação.

O que é o Ciclo PDCA?

Não é difícil entender o que é Ciclo PDCA. É um ciclo de desenvolvimento que tem foco na melhoria contínua e que pode tanto ser utilizado para planejamento de atividades rotineiras, para solução de problemas ou busca de melhoria contínua, sendo composto por quatro etapas:

Plan (planejamento): estabelecer uma meta, identificar o problema (um problema tem o sentido do que impede o alcance dos resultados esperados, ou seja, a meta), analisar o fenômeno (analisar os dados relacionados ao problema), analisar o processo (descobrir as causas fundamentais dos problemas) e elaborar um plano de ação;

Do (execução): realizar, executar as atividades conforme o plano de ação;

Check (verificação): monitorar e avaliar periodicamente os resultados, avaliar processos e resultados, confrontando-os com o planejado por meio de indicadores, objetivos, especificações, etc., consolidando as informações, eventualmente confeccionando relatórios. Atualizar ou implantar a gestão à vista;

Act (ação): agir de acordo com o avaliado e de acordo com os relatórios, eventualmente determinar e confeccionar novos planos de ação, de forma a melhorar a qualidade, eficiência e eficácia, aprimorando a execução e corrigindo eventuais falhas.

O ciclo PDCA é indicado fortemente no item 0.3.2 da ISO 9001:2015 para que seja aplicado para todos os processos e para o sistema de gestão da qualidade como um todo, sendo demonstrado na Figura 2 como as seções normativas de 4 a 10 podem ser agrupadas em relação ao ciclo PDCA.

Todos os profissionais deveriam ter o ciclo PDCA como uma ferramenta contínua na sua mente, utilizando de forma estruturada (documentada) ou não. Como exemplo, a idealização de uma simples atividade de uma pintura no quarto da sua casa precisa ser coordenada e planejada para que não provoque maiores inconvenientes:

Plan: quem será o pintor, cor da tinta, tipo de tinta, planejar onde colocar os móveis do cômodo, investimento necessário na contratação de profissional ou compra das tintas e utensílios, datas ideais para realizar a pintura, necessidade de reacomodar alguém em outro cômodo, onde destinar os resíduos da pintura, etc.;

Do: realizar a pintura utilizando os profissionais e utensílios comprados, tomando cuidado para interferir o mínimo possível no restante da casa e dos seus moradores;

Check: verificar se a pintura ficou boa, sem manchas, sem escorridos, os resíduos adequadamente destinados, se a tinta já secou e o cômodo está sem cheiro, etc.;

Act: rearrumar o cômodo como estava e pensar a necessidade, interesse e viabilidade de pintura em outro cômodo.

As ferramentas de gestão foram idealizadas, testadas, implementadas, melhoradas e amadurecidas e estão à disposição para que as organizações as usem da melhor maneira possível para aprimorar os seus produtos, processos, sistemas e projetos, para melhorar os seus resultados e prevenir eventuais problemas futuros.

Um abraço e sucesso a todos!

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