Como fazer o mapeamento de processos na sua empresa?

Uma das atividades mais importantes no planejamento e implementação de um Sistema de Gestão é o mapeamento dos processos.
É um dos pontos de partida para ter uma visão geral e abrangente de como os processos são realizados, quais são as interdependências entre os processos e os gaps existentes.
A ISO 9001:2015, em seu requisito 0.3, define esta importância: “Entender e gerenciar processos inter-relacionados como um sistema contribui para a eficácia e a eficiência da organização em atingir seus resultados pretendidos. Essa abordagem habilita a organização a controlar as inter-relações e interdependências entre processos do sistema, de modo que o desempenho global da organização possa ser elevado. A abordagem de processo envolve a definição e a gestão sistemáticas de processos e suas interações para alcançar os resultados pretendidos de acordo com a política da qualidade e com o direcionamento estratégico da organização.”
Muitas pessoas me perguntam qual é o modelo que deve ser utilizado.
A minha resposta sempre é “o modelo mais adequado para a sua organização, de acordo com a sua cultura organizacional, suas preferências, sua operação e recursos disponíveis, podendo tomar como base vários modelos conhecidos e atendendo os requisitos da ISO 9001:2015, desde a sua figura 1 como o requisito 4.4 Sistema de gestão da qualidade e seus processos.
Existem vários modelos mais usuais, como o SIPOC – Supplyer / Input / Process / Output / Customer (ou em português o Fornecedor / Entrada / Processo / Saída / Cliente) ou o diagrama de tartaruga muito utilizado no segmento automotivo.
Mais do que modelos ou formatos, sugiro a seguinte linha de definição para um bom mapeamento dos processos:
Definição de quais são os processos do Sistema de Gestão
Definição da missão do processo, ou seja, qual o motivo da existência deste processo na organização e quais os resultados esperados deste processo que foram definidos no Planejamento Estratégico
Quais as principais saídas esperadas deste processo
Quais são os clientes de cada uma destas saídas, sendo estes processos internos ou externos à organização
Quais são as atividades necessárias para assegurar que as saídas esperadas aos requisitos definidos
Quais Para cada uma destas atividades, quais são as entradas necessárias
Quais são os fornecedores de cada uma destas entradas, sendo estes processos internos ou externos à organização
Quais os recursos materiais, humanos ou financeiros necessários para a realização das atividades do processo
Quais são os métodos de realização das atividades do processo
Quais são os métodos para monitoramento e medição do processo e principalmente quais são os indicadores de desempenho para avaliar se as saídas atendem aos requisitos definidos e se o processo cumpre a sua missão
Despois de mapeado cada um dos processos, devem ser avaliados os riscos e oportunidades destes processos, podendo avaliar também se a interação entre os processos está adequada, verificando se a saída do processo é considerada como entrada no processo cliente.
Para cada falha na interação definida, deve ser definir pela inclusão da entrada ou saída faltantes em um dos processos ou por eliminar a sua necessidade, escolhendo a alternativa mais correta.
Outro ponto importante é monitorar a eficácia destes processos e definir as mudanças e melhorias necessárias.
Estas são apenas alguns comentários e dicas de como gerenciar os processos do Sistema de Gestão de forma a agregar valor para a organização e não simplesmente para mostrar para os auditores durante as auditorias.
Sucesso a todos!