E-book: Interação da IATF 16949:2016 e os Core Tools Automotivos

As Ferramentas da Qualidade Automotiva, mais conhecidas como Core Tools, são partes fundamentais e podem ser consideradas como parte dos requisitos necessários para aplicação em todos os Sistemas de Gestão da Qualidade Automotivas com base na norma IATF 16949:2016.

A sua aplicação de forma adequada à realidade e aos requisitos adicionais aplicáveis ao escopo do sistema de gestão da organização será uma base sólida e consistente para a completa adequação aos propósitos de todas as partes interessadas da organização.

Desta forma, é fundamental que as organizações compreendam a finalidade, os requisitos e a aplicação de cada um dos Core Tools, além de entender a relação de cada um deles com os requisitos normativos da IATF 16949:2016:

  • APQP - Planejamento Avançado da Qualidade do Produto

  • PPAP - Processo de Aprovação de Peças de Produção

  • FMEA – Análise de Modos e Efeitos da Falha

  • CEP - Controle Estatístico do Processo

  • MSA - Análise do Sistema de Medição

Sabendo disso, resolvi escrever este e-book utilizando como base os requisitos de cada um dos manuais de referência e a experiência adquirida nestes mais de 23 anos de experiência atuando com sistemas de gestão da qualidade.

Não é objetivo desta publicação fazer uma interpretação dos requisitos normativos da IATF 16949:2016 nem dos manuais dos Core Tools, mas sim apenas demonstrar a importância de entender as relações entre eles.

Espero que este conteúdo auxilie os profissionais a melhorar os resultados e a sua aplicação nas organizações em que atuam.

As compras podem ser realizadas diretamente pela Hotmart: https://JMAIATFCORETOOLS